Chegada de um filho

Como manter a casa organizada depois dessa grande mudança?

A bagunça e desordem normalmente se instalam nas nossas vidas quando alguma grande mudança acontece, por exemplo: chegada de um filho, algum parente que vem morar em casa, mudança de residência, mudança de cidade ou país, perda de algum ente querido, entre outras.

Falando especificamente da chegada de um filho, sem dúvida é uma grande reviravolta nas nossas vidas.

As nossas prioridades mudam, nossa rotina muda, enfim TUDO muda.

Para que essa grande mudança não transforme a sua vida e a sua casa em uma bagunça, precisamos organizar a casa para receber o mais novo integrante e reservar espaço para tudo o que ele precisa.

mobirise.com


Segue alguns locais da casa que precisam de atenção:

Despensa
Ter uma despensa organizada é item de primeira necessidade, pois você precisa saber o que tem e o que precisa comprar.

Lembre-se: nos primeiros meses você não terá muito tempo, então vai precisar delegar algumas coisas. As compras de mantimentos será uma delas. Ter uma lista de compras bem definida e uma despensa que possa consultar o que tem rapidamente, é essencial.

Dica importante: guarde os alimentos abertos em potes herméticos ou de vidros, dessa forma conserva os alimentos e fica mais fácil de visualizar.

Não se esqueça de identificar os potes e colocar a data de validade.

Cozinha 

Ambiente que normalmente esquecemos, mas é a alma da casa.

É importante definir o lugar e identificar os itens da cozinha, pois nem sempre será você quem vai executar as atividades por lá e com a organização, tudo ficará onde deve estar e retornará para o seu devido lugar depois do uso.

Reserve o lugar para as coisas do bebê, pode usar um cesto ou caixa e se possível deixar na altura em que a criança possa pegar quando crescer um pouco.


Área de serviço

Separar os produtos novos dos produtos em uso e identificá-los.


Freezer

Reserve espaço para congelados e identifique-os corretamente com a data de congelamento. Acredite, tempo será um bem precioso, então deixe comida congelada caso não tenha alguém para cozinhar para você durante os primeiros meses.


Documentos

Procure deixar os documentos setorizados e bem identificados, nunca sabemos quando vamos precisar de algum documento e com a chegada do bebê, o tempo que você vai gastar em procurar um documento com a papelada desorganizada, será precioso e às vezes inexistente.

Quarto do bebê

Separe as roupas divididas por meses e fraldas divididas por tamanho.

Deixar sempre a mão toalhinhas de boca, babadores, pomadas para assaduras, remédios e fraldas.

Utilize caixas ou cestos para delimitar espaços nas gavetas ou use colmeias organizadoras para ajudar a acomodar as roupinhas.

Uma dica é dobrar as peças dos conjuntos sempre juntas.

Sala / Home Office 

Nesse ambiente você precisa pensar na segurança do bebê. Além de proteger as tomadas, é importante pensar na organização dos fios, pois quando ele estiver andando pode puxá-los e se machucar. Verifique também se as quinas das mesas ou móveis estão protegidos.


Enfim, precisamos criar nossos filhos distantes da ideia que organização é uma punição ou uma moeda de troca.


Eles precisam entender que a organização faz parte da vida, todos da casa devem participar e que proporciona bem-estar e qualidade de vida, pois saberemos onde está cada coisa e o dia a dia será mais leve e sem surpresas.


Uma casa com vida às vezes tem bagunça, isso é normal, principalmente com criança, o que não podemos é deixar a bagunça se instalar e tomar conta do ambiente.


Por isso, é importante delimitar um espaço para os brinquedos e ensinar desde pequeno que cada coisa tem o seu lugar, dessa forma a bagunça pode existir, mas no final da brincadeira, tudo volta para o seu lugar.

Leia mais sobre nossas dicas

Solicite seu orçamento